História

MEDICINA DO TRABALHO: MARCOS HISTÓRICOS

Célio Cezar de Moura Gomes

Em janeiro de 1976, na p. 6 do Boletim da AMG (Associaçao Médica de Goiás), publicamos o artigo acima em alusao a conclusao do 1o Curso de Especializaçao em Medicina do Trabalho, em dezembro de 1975 ministrado pelo convenio da Universidade Federal de Goiás/Fundaçao Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho (hoje Fundaçao Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho) – FUNDACENTRO -. Um pouco antes publicávamos na Revista de Patologia Tropical (IPTSP/UFG), vol. 4, no 2, o trabalho: MEDICINA DO TRABALHO – ESPECIALIDADE EM IMPLANTAÇAO NO BRASIL.

Todo este movimento estava integrado ao atendimento a meta IV- PNVT – do Programa Nacional de Valorizaçao do Trabalhador, de preparo de profissionais de nível superior e médio para o controle de Segurança e Higiene do Trabalho.

Em 06 de setembro de 1974, na recém construída sede da Associaçao Médica de Goiás (a época ainda sem asfalto nas suas imediaçoes), com a presença do Prof. Osvaldo Paulino, Presidente da Associaçao Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), foi fundado o Departamento de Medicina do Trabalho, em reuniao convocada, para esse fim, pelo seu Presidente Dr. Nabyh Salum, cuja ata de fundaçao segue cópia a seguir.